quarta-feira, 25 de agosto de 2021

GRAFISMO INDÍGENA NAS AULAS DE ARTES DOS 5º ANOS

     A arte indígena é uma importante fonte de inspiração para o universo da moda e para o universo estético em geral, principalmente no Brasil. Podemos identificá-la nas artes plásticas, design de objetos e ambientes, além da sua presença mais forte ainda em acessórios e vestuário, na estamparia de tecidos e até na tecelagem têxtil.
   O grafismo pintado nos corpos indígenas, em seus trajes e utensílios marca a identidade de cada povo. Um determinado desenho na pintura corporal por exemplo, pode indicar a quantidade de filhos, a ocupação do índio dentro da tribo ou o cumprimento dos ritos de passagem. Os desenhos registram fatos e compartilham com a tribo seus significados. 
    Além dos símbolos e desenhos do grafismo, adornos como penachos, cocares e colares também têm seu significado. E, claro, armas de caça e de guerra também podem conferir distinção social a cada índio da tribo.                                                                                              Fonte: https://blog.modacad.com.br/grafismo-identidade-cultural-indigena/
    O grafismo indígena é uma linguagem gráfica e visual que se encaixa perfeitamente no contexto das aulas de artes do 5º ano do Ensino Fundamental (artes visuais). Desta forma, trabalhar esse tema com os alunos foi uma experiência rica em aprendizagem e ao mesmo tempo divertida e criativa. A melhor parte e mais significativa pra mim, como professora da disciplina, foi poder ver o empenho e dedicação dos alunos ao tentar reproduzir as pinturas (grafismos) indígenas tomando todo o cuidado com os detalhes e formatos.
Professora Ana Paula de Oliveira Hoeckel
    Algumas fotos tiradas durante a atividade:







Nenhum comentário:

Postar um comentário