sexta-feira, 26 de setembro de 2014

PARTICIPAÇÃO NO V ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA - SÃO PAULO



Participaram do "V Encontro Nacional de Ensino de Biologia" da USP, em São Paulo, as professoras Madalena Schmitt Scheid e Maria de Lourdes Steinmetz, onde foram coautoras, dos trabalhos de bolsistas da UFFS de Cerro Largo, que realizam seu trabalho na E.M.E.F. Padre José Schardong.
Durante o evento houve apresentações de trabalhos, mesas de discussões e palestras muito construtivas, com alguns professores Doutores que são referenciais ao ler e refletir para melhorar a formação dos docentes.
            A viagem organizada pela UFFS-Cerro Largo, contou também com visita à museus de biologia, Aquário, Butantã, zoológico e Jardim Botânico.
Depoimento das professoras participantes:
- Ansiosas esperávamos a abertura do V Encontro Nacional de Ensino de Biologia USP – São Paulo e para a nossa surpresa a primeira conferência abordou o tema “Currículos conceptualmente exigentes em ensino das Ciências: teorias, práticas e investigação”, sendo proferida pela Doutora Isabel Pestana Neves da Universidade de Lisboa – Portugal; veio confirmar nossas práticas, experimentos ligados a teoria, nossas preocupações na formação dos educandos com aulas diferenciadas, metodologias e técnicas inovadoras tornando as aulas mais prazerosas. Trazer para a sala de aula o dia a dia do aluno, dentro da sua realidade. Mais uma vez sentimos que as nossas angústias, nossos desafios perante a Educação são os mesmos no ambiente escolar. Não temos fórmulas na educação; é um constante buscar; é um reaprender de novo com o olhar diferente. Dentre as muitas atividades realizadas, a mesa redonda N°4, tinha o tema: “Educação ambiental e a educação em saúde: Conexões com o ensino de biologia”. As palestrantes Clarice Sumi Kawasaki (USP), Marta Fonolleda Riberaygua (Universidade de Barcelona) e a Adriana Mohr(UFSC), enfatizaram muito a pesquisa e o domínio do conhecimento. O professor precisa aperfeiçoar seu conhecimento constantemente e realizar aulas dinâmicas. Outro assunto abordado foi sobre a saúde do educando, bem como da população em geral. Não se tem um modelo a seguir, mas há uma luz no fim do túnel, cabendo a nós professores querermos mudar e procurarmos a melhor forma.
A Professora Maria de Lourdes fez uso da palavra e contribuiu no sentido de incluir na educação, ainda nas escolas o cuidado do ser, do conhecer-se, do “quem sou?”, “como sou”, levando em consideração os cuidados que cada um teve na primeira infância, pois às vezes tomamos atitudes inconscientes com relação a nós mesmos e aos outros. O ser Humano passa a sua maior parte na escola, buscando o conhecimento, esquecendo de trabalhar o todo: razão, emoção, espírito e corpo.


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