segunda-feira, 21 de novembro de 2016

TUDO COMEÇA PELO RESPEITO

A questão da diversidade cultural é um tema sempre trabalhado em nossa escola, porém no mês de novembro, temos uma data especial para tratar o mesmo: 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra.

Neste ano, além de trabalhar o tema da diversidade étnica em nossa sociedade, os alunos também analisaram a questão da diversidade religiosa e diversidade de gênero.

Analisando, debatendo e produzindo textos sobre os temas, produziram painéis e assistiram a filmes que retratavam a realidade da pluralidade em nosso meio.

A seguir, temos dois textos produzidos e algumas fotos do trabalho realizado.

 

#acima de tudo o respeito.

Cada um tem sua opinião, seu jeito, seu humor, suas manias, seus ideais. Preconceito, todos tem, mas muitas vezes não percebemos. Temos uma solução...

Cada um de nós tem um jeito de ser, um humor diferente a cada minuto, temos jeitos de se vestir diferente, jeitos de dançar diferente, todos são diferentes. Ninguém é igual, não podemos julgar ninguém.

Não gostamos quando alguém fala de nós de um modo negativo, não gostamos quando reparam na roupa do dia-a-dia, não gostamos quando dão risada do nosso jeito. Se você não gosta, então não pratique isso com ninguém.

Uma solução... Apenas pare de falar da vida alheia, deixe o jeito que a outra pessoa se veste de lado, deixe o cabelo daquele menino desarrumado. Deixe eles viverem a vida deles e viva a sua.

Não julgue ninguém, pois você não sabe os motivos dessa pessoa por ela agir de um modo estranho, a maioria das pessoas só apontam os pontos negativos das pessoas, mas esquecem dos seus próprios erros.

#pensem antes de falar!

STHÉFANY ROSEK PEDROSO – 9º Ano A

 

#acima de tudo o respeito.

Vivemos em um mundo com muita diversidade étnica, racial e de gênero. Um assunto muito abordado na sociedade é o preconceito contra pessoas com identidade de gênero diferente, pessoas homofóbicas desprezam essas pessoas e são totalmente contra, mas muitos defendem e não tem preconceito nenhum.

O desprezo contra pessoas com identidade diferente normalmente já vem da criação das pessoas, talvez ela tenha sido criada em um ambiente familiar muito preconceituoso e, por isso, não aceitam pessoas assim. E existem países que são claramente contra gays, e dentro desses países, essas pessoas acabam sendo muito discriminados e não são aceitas.

Porém, na sociedade atual, podemos ver muitas pessoas que não tem absolutamente nada contra indivíduos com essa “opção” e, pelo contrário, muitos defendem os direitos destes. Vemos também que eles estão até tendo mais influência, com essa grande transparência, estão criando mais coragem e se assumindo.

Podemos concluir que está havendo uma grande abertura na sociedade para pessoas com essas identidades, mas mesmo com essa abertura o preconceito está muito presente. Devemos parar de discriminar pessoas por suas escolhas, parar de tratar pessoas de formas diferentes, sabemos que somos todos iguais e isso nunca irá mudar.

LUIZ GUSTAVO MUMBACH – 9º Ano B
 










 

Nenhum comentário:

Postar um comentário