segunda-feira, 23 de novembro de 2015

PROJETO CONHECENDO O UNIVERSO

Nos dias 4 e 5 de maio de 2015 realizou-se na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José Schardong o Projeto "Conhecendo o Universo", Coordenado pela Professora Madalena Schmitt Scheid, que contou com a ajuda de Bolsistas do PIBID-UFFS. O referido projeto foi desenvolvido  do Primeiro ao Nono Ano do Ensino Fundamental.
O projeto teve como objetivo  preparar os alunos para a realização da OBA (Olimpíadas Brasileira de Astronomia), além de promover o interesse pela área de astronomia, através de metodologias diferenciadas, como  a construção e lançamentos de foguete, com materiais recicláveis.

A coordenadora e bolsistas agradecem à direção e professores pelo incentivo e a oportunidade  que tiveram para desenvolver o projeto na escola.
Ana Carolina e Camily premiadas com medalha de bronze na OBA. 

PROJETO COLETA E RECICLAGEM DE GORDURA SATURADA

Entre os dias 02 de setembro de 2015 a 18 de novembro de 2015, realizou-se o projeto de Coleta e Reciclagem de Gordura Saturada em todas as escolas municipais de Cerro Largo - RS. O projeto foi Coordenado pela Professora Madalena Schmitt Scheid  auxiliada pelos Bolsistas do PIBID-UFFS, com o objetivo promover a conscientização dos alunos sobre a importância do destino adequado do óleo de fritura usado. 
Durante a palestra foram apresentadas questões referentes a contaminação do meio ambiente pelo óleo de cozinha e malefícios que as gorduras saturadas podem trazer. Os alunos foram orientados que além da coleta de óleo nas escolas, as famílias também podem fazer o sabão líquido caseiro, que é uma outra forma de reutilização.

A nossa gratidão às Direções, professores e alunos pela acolhida e receptividade e à Direção, colegas da E. M. de Ens. Fud. Pe. José Schardong  pelo apoio e incentivo.


quinta-feira, 12 de novembro de 2015

HOMENAGEM PELO DIA DO DIRETOR DE ESCOLA

Como em todas as datas comemorativas, o momento inspira uma homenagem, um parabéns, um abraço, uma reflexão.
Quando falamos de Escola, não estamos falando de qualquer espaço e nem de quaisquer pessoas... quem nela convive vai imbuindo-se de saber, de aprendizado, de cultura, de saber fazer, de desaprender para aprender novamente e, acima de tudo, vai cultivando a arte de conviver.
Nela encontramos o sorriso de uma criança, o questionamento de um adolescente, a maturidade de um adulto, e, além disso, portas que se abrem para a realização dos sonhos, desafios que aguçam a imaginação, mas acima de tudo, uma maneira concreta de tornar-se um vencedor.
E é assim que os laços vão se estreitando, as amizades vão tendo afinidade, e é exatamente aqui, na Escola, que vamos aprendendo as mais belas lições da vida: que além do significado das letras existe o significado do mundo que nos cerca e precisamos interpretar todos os códigos.  Aprendemos ainda, que para existir aprendizagem precisa existir vontade, dedicação, persistência e pessoas dispostas para que tudo dê certo e, que para existir as conquistas é preciso existir, além de planejamento, atitudes firmes, que somados ao fazer diário de cada um transformam-se em vitórias.
Então, estamos chegando ao ponto principal para dizer que tudo isso se torna possível quando temos apoio, incentivo, ambiente compreensivo, mãos que conduzem, palavras que orientam.
Diretor João e Vice-Diretora Nilsa, sabemos que tudo que foi dito até aqui, de certa forma, faz lembrar a nossa Escola, que a seu tempo vai escrevendo a sua história,  com a participação de cada um que por aqui passa. Hoje somos nós os autores desta história.
Desta maneira, se compararmos a Escola a uma grande Orquestra, veremos que ela precisa de um Maestro e de seus músicos para que possa tocar melodias belas e afinadas.
Os músicos precisam interpretar “a partitura da compreensão humana, para atender a cada ouvinte na sua individualidade”, não basta simplesmente tocar.
A harmonia entre o Maestro, os músicos e os ouvintes é a compreensão, o respeito, a doação, o assumir, o envolvimento com o trabalho.
Sendo assim, nos resta, homenagear quem se dedica a reger a “Orquestra Padre Schardong”, com esta dedicação, esta disponibilidade, esta doação, este comprometimento e esta responsabilidade.
Ser direção é desdobrar-se e superar-se todos os dias, contando com uma equipe de apoio que se torna extensão desta tarefa tão grandiosa e desafiadora.
Muito obrigado por tudo o que fazem no dia a dia, para que nossa Escola se torne um lugar cada vez melhor.

Com carinho,
Dos colegas Professores, dos colegas Funcionários e Alunos da Escola  Schardong.

                                         - 11/11/2015 -