quarta-feira, 23 de setembro de 2015

FALANDO DE "MARGARIDAS"

No dia 22 de setembro de 2015 os 6ºs anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José Schardong, receberam a jornalista Ana Elisa Bobrzyk para discutir o tema do livro “Margaridas” de Maria Inez Flores Pedroso, livro  que Ana Elisa escreveu a apresentação e fez a revisão de texto. Essa visita teve o objetivo de apresentar um pouco sobre a obra de Maria Inez, como também, preparar os alunos para receber a autora Santa-rosense na Semana Cultural do município de Cerro Largo. Ana Elisa abordou diversos assuntos na sua conversa com os alunos, destacando alguns contos e poemas do livro “Margaridas” como também sua trajetória de vida e como conheceu a autora Maria Inez.

Ana Elisa é natural da cidade de Santa Rosa, conheceu a autora Maria Inez Flores Pedroso nas aulas de teatro que frequentava, tendo ela como professora, já morou em diferentes estados do Brasil buscando aprimorar sua carreira jornalística. Atualmente, Ana Elisa trabalha na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) no campus de Cerro Largo, como jornalista, cobrindo todos os eventos da universidade, como projetos de extensão, palestras, trabalhos com o PIBID (Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), entre outros eventos.

Durante a conversa com os alunos, Ana Elisa destacou um pouco sobre sua caminhada profissional, além de falar sobre a temática do livro “Margaridas” de Maria Inez Flores Pedroso.  Apresentou também a dramática vida das mulheres que vivem no Paquistão, sobre a reportagem feita com a menina Malala que queria estudar como outras crianças e que foi baleada durante sua luta por direitos. Essa e outras histórias de meninas e mulheres têm inspirado muitos movimentos contra o machismo e os direitos das mulheres na sociedade. Malala foi a menina mais jovem a receber o prêmio Nobel nacional da paz, e assim, reconhecida mundialmente. Ana Elisa questionou os alunos sobre quem são essas Margaridas que aparecem na obra de Maria Inez, destacando a evolução do gênero feminino não só no nosso país como no mundo inteiro, como por exemplo, em Paris, onde hoje os nomes de ruas estão sendo mudadas para nomes femininos, nomes de mulheres que fizeram a diferença na história. No final de sua fala, sorteou um livro que aborda a cultura de Santa Rosa, presenteando a partir de um sorteio, uma aluna e também presenteando a escola com um exemplar.

“[...]Não pense que as Margaridas, princesas dessa realeza –a Realidade- estão sempre ganhando as batalhas. Bobagem, isso é história para contos de fadas! Porém, quanta ingenuidade a de achar que as Margaridas não sonham com finais felizes para suas próprias histórias. E que não há uma enxurrada de frustrações por causa disso [...]”Ana Elisa Bobrzyk.

Assim como Malala, mesmo sendo baleada, não desistiu de lutar por seus direitos, sonhando com seu final feliz, o de poder estudar, muitas mulheres sonham com finais felizes visando seu bem e de toda humanidade.

A conversa de Ana Elisa contribuiu de forma muito significativa para a apresentação da autora e do tema que a obra aborda, motivando os alunos a participarem da Semana Cultural do município de Cerro Largo a qual a autora Maria Inez estará presente apresentando suas obras.
Taciana Gallas e Carine Angst - Bolsistas do PIBID Letras

Valdete Krindges - Supervisora PIBID Letras - E.M. Pe. José Schardong



                                          

                                          

                                                    

                                            

Vanusa Both - aluna ganhadora do livro


                                 TROQUE OU DOE

   Os alunos da Educação Infantil, Níveis A e B da E. M. Pe José Schardong, juntamente com os alunos da Educação Infantil A e B e o 1º Ano da E. M. São Francisco estão realizando uma campanha  "Troque ou Doe", inspirada no livro "A bondade faz milagres" da  Maria Inez Flores Pedroso, autora  que estará presente na Semana  Cultural, que acontecerá de 01 a 04 de outubro de 2015.
     Esta campanha  envolve também os demais alunos, professores e funcionários, pois todos foram convidados a trocar ou doar seu calçado que não serve mais ou que não usa, por outro. Caso não sirva ou não goste de nenhum, é solicitado que doe simplesmente, pois "A bondade tem o perfume do AMOR'.



















sexta-feira, 18 de setembro de 2015

PEQUENOS ESCRITORES, GRANDES TALENTOS

  Os vencedores do 7º Concurso Estudantil de Redação: "Pequenos EscritoresGrandes Talentos,”  promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura em parceria com o Jornal Gazeta Integração, foram anunciados no decorrer da semana.
  Os trabalhos foram divididos em cinco categorias, sendo os seguintes alunos classificados:

CATEGORIA A
TÍTULO
ALUNO
ANO
ESCOLA

1º Lugar

Paz é estarmos juntos

Mel Danieli Wisniewski

Ed. Infantil A

E. M. Pe. José Schardong

2º Lugar
Paz é viver no Meio Ambiente limpo.
Arthur Thaylor Funk dos Prazeres
Ed. Infantil B

E. M. Pe. José Schardong

3º Lugar

Paz é ter amigos

Maria Isabel Follmann

Ed. Infantil A

E.M. São Francisco


CATEGORIA B
TÍTULO
ALUNO
ANO
ESCOLA

1º Lugar

-----

Mateus Baars Mumbach

3º Ano

E. M. Pe. José de Anchieta

2º Lugar

-----

Fernanda Luiza Reckziegel

3º Ano

E. M. D. Pedro II

3º Lugar

-----

Ivan Bertolo Ely

2º Ano

E. M. Pe. José Schardong


CATEGORIA C
TÍTULO
ALUNO
ANO
ESCOLA

1º Lugar

Paz no Mundo

Pâmela Anschau de Almeida

4º Ano

E. M. Pe. José Schardong

2º Lugar

Paz é você que faz

Maria Eduarda Fava Caetano

4º Ano

E. M. Jacob R. Haupenthal

3º Lugar

Paz no Mundo

Lucas Josnei Kuhn

4º Ano

E. M. Pe. José de Anchieta


CATEGORIA D

TÍTULO
ALUNO
ANO
ESCOLA

1º Lugar

Exercitando a Paz

Alice da Silva Both

6º Ano

E. M. Pe. José Schardong

2º Lugar

Amigos da Vida Inteira

Andressa Nascimento Barbosa

6º Ano

E. M. Pe. José Schardong

3º Lugar

Uma Lição de Paz

Gabriel Klein

6º Ano

E. M. D. Pedro II


CATEGORIA E
TÍTULO
ALUNO
ANO
ESCOLA

1º Lugar

Onde a Paz foi parar?
Denise Aline Haack

9º Ano

E. M. D. Pedro II

2º Lugar
A falta de Paz na Sociedade

Caroline Rubi Cardoso

9º Ano

E. M. Pe. José Schardong

3º Lugar
Paz de hoje, futuro de amanhã

Luis Gustavo Mumbach

8º Ano

E. M. Pe. José Schardong

            O concurso foi desenvolvido nas escolas municipais nos meses de julho, agosto e setembro, sendo que os trabalhos foram selecionados pelas escolas e professores envolvidos e avaliados por uma Comissão Julgadora, os quais tiveram a função de escolher os três melhores desenhos e textos em cada categoria. Nos trabalhos que foram selecionados, constava apenas o pseudônimo e a categoria do aluno, a fim de haver transparência na escolha. Os vencedores e todos os alunos que foram selecionados pela escola, terão seus trabalhos publicados na 7ª Edição do Livro “Pequenos EscritoresGrandes Talentos” que será lançado no dia 03 de outubro de 2015, durante as Atividades Culturais em Comemoração ao Aniversário do Município, data em que acontece também a premiação dos primeiros colocados em cada categoria.

         O Tema do concurso deste ano teve como foco a Cultura da Paz – Paz: interior, na família, na escola, na sociedade, no meio ambiente. Justifica-se a escolha, tendo em vista que as escolas desenvolveram projetos voltados a este tema durante todo o ano letivo, com o objetivo de resgatar valores de valorização da vida.