quinta-feira, 2 de outubro de 2014

CONSTRUINDO CONHECIMENTO ATRAVÉS DO EXPERIMENTO

No dia 29 de Setembro de 2014, a acadêmica Fernanda Vorpagel, bolsista do PIBID de Química, mediou aula prática de Ciências nos 6º Anos, juntamente com a professora titular Madalena Scheid.
A acadêmica conseguiu cativar e motivar os alunos, pois os mesmos demonstraram interesse fazendo inúmeras perguntas relacionadas à aula, onde foi trabalhado o assunto “Atmosfera”.
A aula foi iniciada com o experimento da vela, onde o principal objetivo foi desmistificar a ideia de que a vela se apaga pela falta completa do oxigênio. Os alunos puderam também manusear os materiais, para desenvolver o experimento.

Corroborando com ROSITO: “A experimentação é essencial para um bom ensino de Ciências. Em parte, isto se deve ao fato de que o uso de atividades práticas permite maior interação entre o professor e os alunos, proporcionando, em muitas ocasiões, a oportunidade de um planejamento conjunto e o uso de estratégias de ensino que podem levar a melhor compreensão dos processos das ciências” (2008,p.197).

Cláudia Beatriz Dahmer, acadêmica do curso de Licenciatura em Física, atuante do programa do PIBID Física da UFFS – Campus Cerro Largo, desenvolveu  junto com a professora Madalena uma aula prática sobre a previsão do tempo.
Durante a aula foi apresentado um vídeo com o qual foi possível abordar os conteúdos rotação e translação, previsão do tempo, formação e diferença das nuvens envolvendo as massas de ar e a unidade do ar com sua interferência da chuva e da pressão atmosférica.
Na pratica, a acadêmica usou um processo simples e caseiro.  Os materiais utilizados foram: fogão a gás, fósforo, água, chaleira, suporte de ferro adaptado ao bico da chaleira, e na sua extremidade algodão.  
Durante a atividade os alunos tiveram a oportunidade de observar que a água ao ferver evapora, mudando o seu estado físico, uma vez que, entrando em contato com o algodão, precipitou-se e passou do estado gasoso para o líquido, ocorrendo dessa forma a simulação da chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário