terça-feira, 9 de julho de 2013

ARTIGOS DE OPINIÃO

Os alunos das 8ª  séries debateram e analisaram criticamente, de forma multidisciplinar (Geografia, História, Ensino Religioso e Português), os acontecimentos atuais do nosso país. Deste trabalho surgiram alguns artigos de opinião:



MANIFESTAÇÃO
                                                                                                [1]Rafaela München
Há alguns dias, no Brasil, estamos vendo varias manifestações sociais, não somente no nosso país, como também internacionalmente. A princípio, imagina-se que o objetivo dessas manifestações, as quais ganharam as ruas de varias cidades brasileiras, fosse único e exclusivamente o aumento tido por exagerado na tarifa do transporte coletivo urbano em algumas dessas cidades nacionais.
Porém aos poucos, observamos que os objetivos das manifestações eram bem mais extensos. O povo clama por um país melhor, por mais saúde, como: construções de hospitais, educação mais eficaz, melhores salários para professores, construção de presídios e principalmente contra a corrupção que tomou conta de nosso país e de nossos políticos.
Os protestos começaram de forma pacífica, mas aos poucos foram se infiltrando vândalos e bandidos fazendo bastante estragos, ou seja: quebrando carros, ônibus, vitrines de lojas, invadindo e saqueando-as, dando prejuízo a muitas pessoas, inclusive deixando algumas sem praticamente nada.
Vemos diariamente nas redes sociais e também nos meios de comunicação que estas manifestações continuarão até que nossos governantes tomem as devidas providências.
  
PROTESTOS NO BRASIL
                                                                                            [2]Endi Adriano
            Nas últimas semanas o Brasil viveu protestos em varias cidades. Tudo começou por causa da passagem de ônibus e se agravou porque os manifestantes viram que estava funcionando e aproveitaram para exigir mais.
            Os jovens do nosso país se mobilizaram para ir protestar. Eles exigem hospitais, escolas, transporte de qualidade ao invés de o Governo investir em estádios para a Copa.
            Somos o país que  paga um dos impostos mais caros do mundo e o governo não e dá retorno.
            Todos têm direito de manifestar, mas não devemos quebrar tudo o que tem pela frente. O governo vai fazer mudanças, mas devemos esperar um pouco mais e não destruir o patrimônio público porque ele é nosso.
            O governo tem que reconhecer que nem todos os manifestantes quebram as coisas, e nem mandar o batalhão de choque bater em todo mundo.
            O Brasil é um país democrático, democracia significa que o povo pode se expressar.
 



[1]  Aluna da 8ª série B, da Escola Muncipal Pe. José Schardong


[2] Aluno da 8ª série A da Escola Municipal Pe. José Schardong